quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SINAIS DO VERDADEIRO SALVO
As coisas de Deus são claras e evidentes. Nós cristãos pregamos a salvação em Cristo e cremos que esta salvação se torna real na vida daqueles que a recebem. Agrupamos, aqui, alguns textos que mostram isto.

O verdadeiro salvo tem convicção absoluta da sua salvação, sente-se seguro, entende que o pacto que Deus fez com ele é para sempre. Como afirmou o apóstolo Paulo em Romanos 8.19: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.

O verdadeiro salvo sente amor pelos irmãos. I João 3.14: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte”.

O verdadeiro salvo está sempre anunciando o Evangelho. Foi isto o que aconteceu com aqueles que foram expulsos de vários lugares na perseguição movida pelos romanos. Vemos esta evidência em Atos 8.4: “Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra”.

O verdadeiro salvo não tem medo da morte, conforme Hebreus 2.14,15: “Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”.

O verdadeiro salvo não se deixa angustiar, nem desanimar, nem fica desamparado, nem é destruído. Você crê nisto? Tem de crer, porque está escrito na Palavra de Deus em 2 Coríntios 4.8,9: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”.

O verdadeiro salvo ama a verdade, mesmo que essa verdade seja difícil de ser aceita. O verdadeiro salvo enfrenta as idéias falsas da maioria e fica com a Bíblia. Veja o que disse o apóstolo sobre este assunto: 2 Tessalonicenses 2.7-11: “Porque já o mistério da injustiça opera. Somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado. E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira”. Observe que é o próprio Deus que envia a operação do erro para aqueles que não amam a verdade.


O verdadeiro salvo abandona tudo o que é errado e falso e passa a viver uma nova vida em Cristo. Existem muitos que empreendem um esforço sobre humano para se tornarem ascéticos, livres de todos os erros. Mas isto é algo do homem, da terra, é algo puramente religioso. A mudança na vida do verdadeiro salvo tem que ser sobrenatural, tem que ser realmente espiritual, como diz 2 Coríntios 5.17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

Para o verdadeiro salvo Jesus se manifesta de maneira especial. Isto está prometido pelo próprio Jesus em João 14.21: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama. E aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”.

No verdadeiro salvo o Espírito Santo habita em plenitude e o corpo está morto por causa do pecado. As solicitações da carne não existem mais. Sua vida está toda voltada para as coisas de Deus. O verdadeiro salvo não olha para o mundo, seus pecados, seus vícios e suas solicitações e diz: “Eu quero tudo isto e quero o céu também”. Veja o que diz Romanos 8.9,10: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça”.

O verdadeiro salvo retém o Evangelho anunciado na Bíblia e pelos apóstolos e profetas de Deus. I Coríntios 15.1,2: “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado. O qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão”.

O verdadeiro salvo busca as coisas que são de cima, não as que são aqui na terra. Como se diz em linguagem moderna – está sempre antenado com o céu. Como estava Daniel sempre ligado com o templo. A palavra de Deus diz que Daniel, “quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”. Daniel 6.10. Em Colossenses 3.1 o escritor sagrado coloca isto como uma condição do verdadeiramente salvo: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus”.

Bem, existem outros itens semelhantes a estes que apresentamos que mostram os sinais, as marcas, as evidências, as características de um verdadeiro salvo. Esses itens estão na Bíblia. Qualquer outra marca que não seja bíblica, não é digna de confiança.
Elizeu França,
A Tua graça me basta Senhor!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário